Não tem o número de utente? Saiba como vacinar-se em Portugal.
Covid-19 Coronavirus Vaccine vials in a row macro close up

Não tem o número de utente? Saiba como vacinar-se em Portugal.

Para quem está em Portugal e/ou é residente e possui 18 anos ou mais pode agendar a sua vacinação no site do SNS (Serviço Nacional de Saúde). Saiba como vacinar-se em Portugal (até se não tiver o número de utente).

Pelo site:

1. Você poderá selecionar o local e a data mais próximo de sua residência ou trabalho;

2. Será notificado por SMS com a confirmação da data e local da vacinação;

3. Responda a confirmação (ou impossibilidade) por SMS ao número 2424

4. Na data, compareça no local e data agendados, portando seu documento de identificação;

As vacinas de Portugal foram celebradas entre 6 empresas farmacêuticas e a União Europeia, como a AstraZeneca, BioNTech/Pfizer, Moderna, Curevac, Janssen e Sanofi/GSK.

Vale citar que as vacinas são gratuitas e não são obrigatórias. Contudo, é recomendável a vacinação como meio de controlar a pandemia, dentre outras medidas. 

De acordo com o Boletim disponibilizado pelo SNS, até a data 01.08.2021 foram vacinadas  11.705.706 pessoas. 

Ressalta-se que, para a vacinação, é preciso ter o seu número de utente.

Mas o que é utente?

Segundo o SNS, o cartão de identificação do utente é o documento que comprova a identidade do seu titular, perante as instituições e serviços integrados no SNS. 

Este documento deve ser apresentado na prestação de cuidados de saúde, na requisição de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica e prescrição e aquisição de medicamentos.

Quem pode obter o número de utente?

Todos os estrangeiros possuidores de autorização de residência.

Logo, para efeitos de obtenção do cartão de utente do SNS, deverão os cidadãos estrangeiros exibir, perante os serviços de saúde da sua área de residência, o documento comprovativo de autorização de residência, em território nacional, conforme as situações aplicáveis.

Mas e se não tenho o número de utente, consigo me vacinar?

Essa é uma questão que vem à tona quando o assunto é covid-19. Como sabemos há inúmeros imigrantes em Portugal que vieram a trabalho ou com vistos de estudante e ainda não possuem o título de residência no País.

Pois bem, o site do SNS disponibilizou um formulário para que os imigrantes sem o número de utente, seja qual motivo for, possam fazer seu cadastro com todos seus dados e moradia para que sejam notificados acerca da vacinação.

Acesse o formulário AQUI.

Gostou do conteúdo?

@a.carolinanunes

@shirley.aferreira

www.nunesferreira.com